Arroio Grande, 25 de abril de 2024.

SALÃO PARLAMENTAR DA CÂMARA DE VEREADORES RECEBE O NOME DO EX-VEREADOR SÉRGIO CAMERINI CORRÊA
20/04/2022

Na próxima segunda, 25 de abril, às 10 horas, a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Vereadores de Arroio Grande, estará inaugurando a placa que dá o nome do ex-vereador Sérgio Camerini Corrêa ao novo Salão Parlamentar do Legislativo, no espaço anteriormente ocupado pela Biblioteca Pública, no piso térreo, onde estão instalados os gabinetes dos vereadores.

A homenagem ao ex-edil foi iniciativa do Vereador Lizandro Araújo, Presidente da Câmara Municipal, através do Decreto Legislativo n.º  07/2022, como forma de reconhecimento a memória de Sérgio Corrêa, cuja história e trajetória política muito contribuiu para o desenvolvimento da comunidade arroio-grandense.

SÉRGIO CAMERINI CORRÊA - nasceu em Arroio Grande, RS, no dia 07 de setembro de 1939.

Filho do arroio-grandense Walter Silveira Corrêa e da italiana Maria Magdalena Camerini, Sérgio era neto de Mário Corrêa, por duas vezes chefe do Executivo Municipal, primeiro como intendente eleito (1920-1924), e, depois, como prefeito nomeado (1945-1947).

Orizicultor e carreirista, apaixonado pelo turfe, Sérgio Corrêa, também conhecido por “Papagaio”, foi desportista na juventude, sempre vinculado ao Grêmio Esportivo Internacional, tradicional instituição esportiva local, em que atuou como jogador de futebol (anos 1950/60), como técnico (anos 1960/70) e como dirigente (anos 1970/80).

Entretanto, foi na política que Sérgio Camerini Corrêa obteve grande destaque e reconhecimento junto à nossa comunidade, principalmente pelo fato de ter participado ativamente das eleições municipais por cerca de meio século, sendo que acabou eleito vereador por três décadas consecutivas. Suplente de vereador, pelo MDB, nas eleições de 1968 e de 1976, sempre com expressiva votação para a época, Sérgio Camerini Corrêa disputou as eleições de 1982, as primeiras após o retorno do pluripartidarismo ao país, concorrendo a vice-prefeito, pelo Partido Democrático Trabalhista, na chapa que tinha Dirceu Freitas como candidato a prefeito. Eleito vereador nos pleitos de 1988, 1992, 1996, 2000 e 2008, sempre pelo PDT, Sérgio Corrêa fez história em nosso município no cumprimento de cinco mandatos como parlamentar, obtendo a aprovação de inúmeros requerimentos e importantes projetos de lei junto à casa legislativa.

Como vereador, foi eleito Presidente do Legislativo Municipal por mais de uma ocasião, buscando sempre zelar pelo decoro da Câmara e pelo respeito às prerrogativas parlamentares de todos os seus membros, independentemente de ideologias ou de siglas partidárias.

Casado com a professora Flávia Soares da Conceição Corrêa, pai da assistente social, Izabel Corrêa, e da professora e coreógrafa, Verônica Camerini, o orizicultor, desportista, turfista e sempre vereador, Sérgio Camerini Corrêa, faleceu em Arroio Grande no dia 30 de agosto de 2018, deixando ainda os netos Henry Petry Neto, Maria Laura, Gabriela e Isabela Camerini.

Texto: Assessoria de Imprensa / PMAG

Pesquisa Biográfica: Pedro Jaime Bittencourt Junior