Arroio Grande, 29 de maro de 2024.

CÂMARA MUNICIPAL FESTEJA 75 ANOS DE REABERTURA
25/11/2022

Legislativo

CÂMARA MUNICIPAL FESTEJA 75 ANOS DE REABERTURA

Na noite de sexta-feira, 25 de novembro, a Câmara Municipal de Vereadores de Arroio Grande festejou seus 75 Anos de reabertura dos trabalhos legislativos, em Sessão Solene comemorativa, ocasião em que a Mesa Diretora 2022, sob a gestão do Vereador Presidente Lili Araújo, homenageou todos os ex-presidentes do Poder Legislativo – de 1947 até 2021, em reconhecimento aos serviços prestados à Casa Legislativa durante o exercício de seus mandatos. Ao todo, foram lembrados e homenageados 38 ex-presidentes.

A Câmara Municipal de Arroio Grande foi oficialmente instalada em 22 de dezembro de 1873, período em que a administração do município também competia ao Legislativo. Com o advento da República, em 15 de novembro de 1889, as Câmaras Municipais de todo o país foram fechadas, ficando os municípios aos cuidados de Juntas Municipais. Após a Proclamação, mudanças políticas foram feitas na organização do Brasil, dentre as quais, a criação dos Conselhos Municipais que passaram a desempenhar as atribuições antes realizadas pelos vereadores. Com a chegada de Vargas ao poder como resultado da Revolução de 1930, novas mudanças políticas ocorreram em todo o país, Câmaras Legislativas foram novamente fechadas e os Conselhos Municipais extintos.

Com o fim do Estado Novo, e a chegada de Eurico Dutra à presidência do Brasil, uma nova Constituição foi outorgada em 1946, em que previa, novamente, a reabertura das Câmaras Municipais. Em 1947, esse movimento político ocorreu por todo o país, e com o Arroio Grande não foi diferente. Em 15 de novembro, foram realizadas eleições para escolha dos novos vereadores. Em 28 de novembro, no prédio do Grupo Escolar (atual Escola 20 de Setembro), ocorreu o Ato de instalação e reabertura do Poder Legislativo, bem como posse dos nove vereadores eleitos. A partir de então, a Câmara Municipal vem desempenhando seu papel primordial, legislar e fiscalizar, sendo porta-voz da comunidade arroio-grandense.

A Sessão Solene iniciou às 19 horas, e teve transmissão ao vivo pela Rádio Difusora e plataformas digitais.

Texto e foto: Assessoria de Imprensa/ CMVAG