Arroio Grande, 26 de setembro de 2022.

Festejos Farroupilhas 2022
11/09/2022

Festejos Farroupilhas 2022

PRESIDENTE DO LEGISLATIVO PRESTIGIA CHEGADA DA CHAMA CRIOULA

Vai começar a maior festa tradicionalista do Rio Grande do Sul, a Semana Farroupilha. Durante sete dias, gaúchos e prendas de todas as querências festejarão a data máximo do estado – o “20 de Setembro”.

Em Arroio Grande, os festejos farroupilhas tiveram início neste fim de semana, no destacamento da Brigada Militar, com a chegada das Centelhas da Chama Crioula conduzidas em dois momentos, pelos cavalarianos do CTG Tropeiros da Querência e pela Comissão dos Festejos Municipais.

O Presidente do Poder Legislativo, Vereador Lili Araújo, esteve presente representando o Parlamento Municipal, nas duas cerimônias: no sábado, quando chegou a centelha conduzida pelo CTG Tropeiros da Querência, e no domingo, quando chegou a centelha do Acampamento Farroupilha. Durante seu discurso, Presidente Lili destacou a importância histórica e simbólica da Chama Crioula, recordou as façanhas dos heróis rio-grandenses durante a Epopeia Farroupilha (1835/1845), na luta pelos ideais de Liberdade, Igualdade e Humanidade. “Hoje, os tempos são outros, mesmo passados 187 anos da Revolução, ainda peleamos por mais justiça social, respeito, dignidade, liberdade, igualdade e, acima de tudo, por mais humanidade”, destacou o presidente.

A Semana Farroupilha de 2022, cujo tema é “Etnias do Gaúcho. Rio Grande: terras de muitas terras”, terá início oficialmente no dia 14, com intensa programação tanto no Parque Farroupilha Nézio Teixeira, como no CTG Tropeiros da Querência. Dia 20, feriado estadual, data máxima do povo gaúcho, será marcado pelo tradicional desfile dos cavalarianos.

Texto: Assessoria de Imprensa/ CMVAG

Fotos: Assessoria de Imprensa / PMAG e Rádio Difusora FM